sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
O blog
E isso também proporcionou a interação entre os alunos.
concluindo que seguindo esses passos, você perceberá uma grande e significativa melhora em sua vida!
Atividade 7
Fazendo uma analise da pirâmide, podemos concluir que todos os tipos de exercícios fisicos são importantes.Colocando em uma ordem de facilidade e ate mesmo importancia, falaremos primeiro dos exercícios diários, que são simples atividades do cotidiano de casa, são exercícios puco eficientes em termos de saúde e principalmente, podemos perceber que a maioria das pessoas praticam suas atividades diárias de modo errado.Temos um outro tipo de exercícios que são os aeróbicos, que na maioria das vezes vem acompanhados de alongamentos e aquecimentos. Esses são os que mais "emagrecem", como exemplo a corrida, natação, o basquete. No terceiro andar, vem a intrução que deve-se praticar pelo menos duas vezes por semanda atividades como: alongamento, musculação, abdominal ou ioga, sempre com orientação médica.No quarto e ultimo andar, esta um sofa, que representa o sedentarismo, algo que deve ser evitado em todas as idades, pois é muito prejudicial a saude.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
ENTREVISTA
1) Você pratica atividades físicas?
2) Quantas vezes por semana?
3) Quais são essas atividades?
4) Porque você as pratica?
5) Existe algum acompanhamento profissional?
Respostas:
1) 80% SIM 20% NÃO
2) 40% 1 ou 2 60% 3 ou mais
3) 60% futebol 20% natação 20% musculação
4) 80% lazer 20% saúde
5) 30% SIM 70% NÃO
Conclusão:
Como conclusão, persebe-se quem nem todos os jovens entrevistadors dão a necessária atenção e importância à atividades físicas. Sendo a qualidade de vida e a saúde as principais afetadas pela esa falta de cuidado, os jovens acham que não é necessário preocupar-se com essas questões agora, enquanto estão no flor da idade. Porém, cuidando das atividades físicas e a saúde o quanto antes, melhor a qualidade de vida eles terão, e menos problemas decorrentes do sedentarismo aparecerão conforme forem envehecendo. Uma abordagem mais efetiva dos pais e escolas para a conscientização dos jovens da relação direta entre qualidade de vida e atividades físicas, será a maneira mais eficaz de se promover o bem estar dos jovens de hoje, que estarão colhendo os frutos desse trabalho daqui a alguns anos.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Prejuizo no acumulo de gorduras no organismo
Hoje sabe-se que, mais importante do que a quantidade de gordura, é o modo como ela se distribui pelo organismo. E não há gordura mais prejudicial à saúde que a concentrada na barriga, ou seja, os famosos “pneuzinhos”.
Mais que um incômodo diante do espelho, o excesso de gordura na região abdominal pode elevar os riscos à saúde, pois:
• triplica o risco de infartos ou derrames;
• aumenta em cinco vezes a probabilidade de desenvolver diabetes;
• eleva para 30% o risco de casos de câncer, especialmente os de mama, útero e cólon;
• reduz o colesterol bom (HDL);
• aumenta a taxa de triglicérides e o acúmulo de colesterol ruim (LDL);
• eleva a pressão arterial;
• causa infertilidade em mulheres;
• facilita a apnéia do sono.
A prática de exercício físico é essencial para a manutenção da saúde. De acordo com o Dr. Meirelles, “desde o início dos tempos, o homem esteve em movimento e não foi sedentário. O metabolismo foi programado para estar ativo, porém, as facilidades da vida moderna em adquirir os alimentos fez com que o homem moderno passasse a ingerir muito mais do que realmente necessita.
Além disso, os alimentos que encontramos com maior facilidade são alimentos refinados e de alto valor calórico. Por isso, qualquer exercício aeróbico, desde que praticado de forma correta, acelera por algumas horas o metabolismo, gerando maior oxidação de gorduras.
Entretanto, os exercícios anaeróbicos, como a musculação, têm apresentado resultados permanentes quanto à queima de gordura, pois essas atividades, durante sua prática aumentam a queima de calorias e o metabolismo de repouso.
Sendo assim, quanto maior for o metabolismo basal, maior será a capacidade dos músculos em queimar gordura no estado de repouso. Ou seja, quanto mais músculos, mais calorias serão queimadas para sua manutenção”.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
ALIMENTAÇÃO E VIDA SAUDÁVEL (:
Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir nosso organismo, como: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento.
As calorias dos alimentos não devem ser a única referência para a nossa decisão de consumi-lo. O valor de fibras, vitaminas e minerais (informação nutricional) indicam o quão importante ele pode ser para a sua saúde, independente do número de calorias.
Esta é uma forma de garantir que toda a energia que consome traz com ela nutrientes que enriquecem o seu corpo, mantendo assim a sua forma física e a sua saúde sempre bem.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Proposta (:
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Todos nós sabemos dos benefícios que os exercícios físicos podem trazer a qualquer pessoa. Praticando exercícios regularmente você tem mais disposição para realizar suas tarefas diárias, ajuda a manter o peso e também ajuda quem quer emagrecer e o principal, é essencial para se ter uma vida saudável. Mas, além de todos esses benefícios que já sabemos, um novo estudo realizado na Universidade de IIIinois, nos Estados Unidos, afirma que a prática de exercícios físicos pode ajudar a ter melhoras no desempenho escolar das crianças. Os pesquisadores do estudo concluíram que as aulas de Educação Física e programas de exercícios fora da escola ajudam a aumentar a atenção dos estudantes em sala de aula, consequentemente melhorando suas notas nas provas. Os atuantes na pesquisa realizaram um teste com crianças de nove anos de idade e concluíram que após uns 20 minutos de caminhada em uma esteira elas apresentaram uma melhora de desempenho no ‘flanker task’, que é um teste de atenção visual e ainda conseguiram uma maior taxa de exatidão, principalmente quando participaram de uma tarefa mais difícil. E ainda apresentaram efeitos no comportamento, resultando uma melhora na capacidade de concentração em situações mais complexas, como em um ambiente barulhento, por exemplo.Viu como a prática de exercícios físicos regulares é de extrema importância seja qual for a idade? Se você não tem o costume de praticar algum exercício, comece agora, ainda está em tempo
http://www.blogdicas.com.br/estudos-comprovam-que-exercicios-fisicos-melhoram-o-desempenho-escolar/
Eu acredito que realmente os exercicios fisicos são muito importantes para todos, e tantas vezes nossa escola deixa isso para segundo plano desmotivando todos os alunos.
Como sugestão de programa eu creio em fazer algo do tipo:
Todos os dias, nos primeiros 10 minutos de aula deveriam ser feitos alguns tipos de exercicios, como alongamentos, ate mesmo relaxamento.
Promover jogos escolares com mais frequencia.
Incluir a educação fisica nos reais horarios de aula.
Além se incentivar a pratica de exercicios, nem que seja subir pela escada ao inves de usar elevador, andar mais de bicicleta no lugar do onibus....etc. (:
Estresse não combina com exercício Fique frio antes de malhar
por Thais Szego design Thiago Lyra e Eder Redder
Ignorar a lesão e praticar atividade física mesmo estando machucado agrava o quadro e não dá tempo ao corpo para que se recupere. Segundo a psicóloga Mara Raboni, quem faz atividade física por pura obrigação e insiste em malhar mesmo naqueles dias especialmente estressantes também pode se dar mal. A ansiedade aliada à insatisfação é prejudicial. "E nem adianta apelar para modalidades mais leves. Forçar o relaxamento em uma aula de ioga, por exemplo, não apenas é inútil como torna a pessoa ainda mais impaciente com o exercício feito contra a vontade", opina.
Diferentemente dos casos de tensão temporária, em que o melhor é mesmo dar um tempo na ginástica, a turma que vive estressada pode e deve praticar um esporte. "Quem malha com freqüência enfrenta melhor as pressões do dia-a-dia", afirma Samir Salim Daher. Marcos Paulo Reis assina embaixo, mas recomenda: "Quem está sempre nervoso precisa reavaliar sua rotina e não simplesmente praticar algum exercício, seja ele qual for."
Publicado na revista Saúde
http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/corpo/conteudo_298405.shtml
O homem passou a movimentar-se menos, a descer e subir menos escadas, usar mais veículos para seu transporte, entre outras atividades antes realizadas com mais freqüência. Todas essas mudanças no hábito de vida trazem consigo doenças degenerativas como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose entre outras.
O treinamento físico induz a adaptações fisiológicas de diferentes sistemas que resultam em aumento da aptidão física. Além disso, existe o efeito protetor de atividade física continuada sobre doenças do coração, pressão alta, diabetes, osteoporose, câncer de intestino, ansiedade e depressão. Além disso, exercitar-se melhora o sistema imunológico do organismo.
Pessoas com maior nível de aptidão física ou que realizem atividades físicas regulares têm menores índices de mortalidade por todo as causas e que, mesmo que inicia alguma atividade física regular, na terceira idade, obtém vidas mais longas. O exercício, além disso, diminui as taxas de colesterol, melhora a coagulação do sangue, reduz a pressão arterial, controla a obesidade, e evita a osteoporose.
Contudo, seu programa de atividade física deverá ser prescrito por um profissional de educação física, que irá precrever a melhor forma pra começar a se exercitar e dosar a intensidade dos exercicios.
Princípio da Especificidade
O princípio da especificidade diz que para um atleta obter um melhor resultado naquele esporte que ele está treinando, o seu treinamento deverá ser realizado em cima das capacidades específicas daquele esporte.
Como exemplo temos um nadador, que segundo esse principio deve realizar a maioria dos treinos dentro da piscina. Mas, isso não significa que ele não posso realizar outros exercicios, porém todos devem ter relação com a natação.