Visto por alguns como apenas como modinha, o hábito de se exercitar tornou-se uma questão de saúde.
O homem passou a movimentar-se menos, a descer e subir menos escadas, usar mais veículos para seu transporte, entre outras atividades antes realizadas com mais freqüência. Todas essas mudanças no hábito de vida trazem consigo doenças degenerativas como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose entre outras.
O treinamento físico induz a adaptações fisiológicas de diferentes sistemas que resultam em aumento da aptidão física. Além disso, existe o efeito protetor de atividade física continuada sobre doenças do coração, pressão alta, diabetes, osteoporose, câncer de intestino, ansiedade e depressão. Além disso, exercitar-se melhora o sistema imunológico do organismo.
Pessoas com maior nível de aptidão física ou que realizem atividades físicas regulares têm menores índices de mortalidade por todo as causas e que, mesmo que inicia alguma atividade física regular, na terceira idade, obtém vidas mais longas. O exercício, além disso, diminui as taxas de colesterol, melhora a coagulação do sangue, reduz a pressão arterial, controla a obesidade, e evita a osteoporose.
Contudo, seu programa de atividade física deverá ser prescrito por um profissional de educação física, que irá precrever a melhor forma pra começar a se exercitar e dosar a intensidade dos exercicios.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário