terça-feira, 22 de setembro de 2009

Prejuizo no acumulo de gorduras no organismo

O peso ideal tornou-se nas últimas décadas um dos mais importantes indicadores de boa saúde, enquanto o excesso de tecido adiposo era tido como o responsável por doenças cardíacas, vários tipos de câncer, problemas na coluna etc. Porém, estudos recentes mostram que a relação entre peso corporal e saúde é bem mais complexa do que se imaginava.
Hoje sabe-se que, mais importante do que a quantidade de gordura, é o modo como ela se distribui pelo organismo. E não há gordura mais prejudicial à saúde que a concentrada na barriga, ou seja, os famosos “pneuzinhos”.
Mais que um incômodo diante do espelho, o excesso de gordura na região abdominal pode elevar os riscos à saúde, pois:
• triplica o risco de infartos ou derrames;
• aumenta em cinco vezes a probabilidade de desenvolver diabetes;
• eleva para 30% o risco de casos de câncer, especialmente os de mama, útero e cólon;
• reduz o colesterol bom (HDL);
• aumenta a taxa de triglicérides e o acúmulo de colesterol ruim (LDL);
• eleva a pressão arterial;
• causa infertilidade em mulheres;
• facilita a apnéia do sono.
A prática de exercício físico é essencial para a manutenção da saúde. De acordo com o Dr. Meirelles, “desde o início dos tempos, o homem esteve em movimento e não foi sedentário. O metabolismo foi programado para estar ativo, porém, as facilidades da vida moderna em adquirir os alimentos fez com que o homem moderno passasse a ingerir muito mais do que realmente necessita.
Além disso, os alimentos que encontramos com maior facilidade são alimentos refinados e de alto valor calórico. Por isso, qualquer exercício aeróbico, desde que praticado de forma correta, acelera por algumas horas o metabolismo, gerando maior oxidação de gorduras.
Entretanto, os exercícios anaeróbicos, como a musculação, têm apresentado resultados permanentes quanto à queima de gordura, pois essas atividades, durante sua prática aumentam a queima de calorias e o metabolismo de repouso.
Sendo assim, quanto maior for o metabolismo basal, maior será a capacidade dos músculos em queimar gordura no estado de repouso. Ou seja, quanto mais músculos, mais calorias serão queimadas para sua manutenção”.

Nenhum comentário: